Adesão da vacinação infantil contra Covid-19 está abaixo da esperada

Segundo o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz, apenas 39% das crianças de 11 a 8 anos se vacinaram contra a doença

Andrezza Buzzani

O calendário de vacinação infantil deve ser retomado nesta sexta-feira (4)
Cristine Rochol/PMPA

O secretário municipal de Saúde do Rio afirma que a adesão do público infantil à campanha de vacinação contra a Covid-19 foi a menor já registrada pela pasta. Segundo Daniel Soranz, apenas 39% das crianças de 11 a 8 anos se vacinaram contra a doença.

Ao todo, 26 crianças estavam internadas com Covid-19 na rede SUS na cidade do Rio até a manhã desta terça-feira (1º).

O calendário de vacinação infantil deve ser retomado nesta sexta-feira (4). Serão vacinadas as crianças de 7 e 6 anos, além do público na faixa etária de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência. 

A campanha foi suspensa novamente nesta segunda-feira (31), por falta de doses pediátricas. O avanço só vai ser possível, porque nesta quinta-feira (3), a cidade do Rio vai receber 100 mil doses da CoronaVac do Ministério da Saúde. 

Na sexta-feira (4), chegam 33 mil doses pediátricas da Pfizer. Essa remessa vai ser destinada para a imunização das crianças de 5 anos na próxima semana, já que o imunizante foi o único aprovado, até agora, pela Anvisa para essa idade. 

A Prefeitura aguarda a chegada de mais vacinas para contemplar todo público infantil. Na segunda-feira (7), devem ser vacinadas as meninas de 5 anos e, na terça-feira (8), os meninos de mesma idade.

A respeito da volta às aulas na rede municipal de ensino, prevista para a próxima segunda-feira (7), o secretário municipal de Saúde reforçou que não vai ser exigido o comprovante de vacinação nas escolas. Apesar de frisar a necessidade de imunização das crianças, Daniel Soranz acredita que a medida poderia provocar uma evasão escolar.

A partir do dia 10, a Secretária Municipal de Saúde vai fazer uma busca ativa para identificar as pessoas que ainda não se vacinaram. Cerca de 500 mil pessoas que já poderiam ter tomado a dose de reforço na capital fluminense ainda não voltaram aos postos. 

A Prefeitura tem registrado uma redução do nível de transmissão do coronavírus na cidade. De acordo com o Município, houve uma queda de mais de 30% na procura por atendimento de pacientes com síndrome gripal. 

A taxa de positividade dos testes caiu para 23%. O número de internações pela doença também vem diminuindo. Cerca de 550 pessoas estavam internadas em leitos para pacientes com Covid-19 na rede SUS na manhã desta terça-feira (1º). A taxa de ocupação era de 62%.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.