Acordo entre Brasil e Chile pretente reduzir desigualdade digital nos dois países

A iniciativa é a primeira parceria entre dois países da América Latina com essas temáticas

Por João BoueriGabriela Morgado

Acordo entre Brasil e Chile pretente reduzir desigualdade digital nos dois países
O tema da inteligência artificial foi citado na declaração final dos chefes de Estado do G20
Isabela Castilho/G20

O Memorando de Entendimento assinado por Brasil e Chile pretende desenvolver ações conjuntas para promover a integridade da informação, combater o fenômeno da desinformação e contribuir para reduzir a desigualdade digital nos dois países. A iniciativa é a primeira parceria entre dois países da América Latina com essas temáticas.

A cerimônia do acordo foi realizada na manhã desta terça-feira (19) no Centro Internacional de Imprensa montado ao lado do Museu de Arte Moderna, na Zona Sul do Rio, onde acontece a Cúpula de Líderes do G20.

O Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, e a Ministra da Secretaria Geral de Governo da República do Chile, Camila Vallejo, participaram da assinatura.

A intenção do acordo é compartilhar informações sobre políticas públicas e regulação para promover a integridade da informação e defender a democracia.

O ministro Paulo Pimenta disse que a parceria também vai ajudar a reduzir a desinformação em relação ao enfrentamento às mudanças climáticas

Além disso, os países pretendem propor novas abordagens equitativas e inclusivas para aproveitar os benefícios da inteligência artificial na promoção da integridade da informação e na mitigação de riscos, respeitando os direitos humanos.

O tema da inteligência artificial foi citado na declaração final dos chefes de Estado do G20.

Os líderes encorajaram o uso ético, responsável e inclusivo da tecnologia, assim como a necessidade de uma cooperação internacional para garantir a transparência, proteção de dados e redução das desigualdades digitais.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais