Abertura da Cúpula do G20 Social acontece nesta quinta-feira

O evento é promovido pela presidência brasileira do G20 e vai acontecer oficialmente até o próximo sábado (16)

Por João Boueri

Abertura do G20 Social, no Museu do Amanhã
Beth Santos/Prefeitura do Rio

A cerimônia de abertura da primeira Cúpula do G20 Social da história vai ser realizada às 14 horas desta quinta-feira (14), no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, a socióloga e primeira-dama Janja da Silva, o ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vão participar da abertura.

O evento é promovido pela presidência brasileira do G20 e vai acontecer oficialmente até o próximo sábado (16). Ao todo, serão mais de 200 atividades organizadas por entidades da sociedade civil dos países do G20, incluindo a União Europeia e a União Africana.

O documento final com propostas que vão abordar temas como segurança alimentar, sustentabilidade, justiça climática, igualdade de gênero e reforma da governança global será entregue ao presidente Lula no sábado. Antes, o texto será lido por representantes da sociedade civil e entregue aos líderes do G20.

Além da presença do presidente do Brasil, a cerimônia de encerramento no dia 16 de novembro vai receber o presidente do Comitê Econômico e Social Europeu, Oliver Röpke, e o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa.

A programação do G20 Social acontece em diversos locais ao longo do Boulevard Olímpico, incluindo o Armazém 2, o Armazém 3 e o Museu do Amanhã.

O G20 Social é composto por 13 grupos de engajamento, com temas como juventude, cidades e parlamentos, além de dois grupos não-oficiais: o G20 Favelas e o Favelas 20.

Entre os grupos, está o Urban 20. O objetivo do encontro é reunir prefeitos das principais cidades do G20 para discutir as principais questões e desafios urbanos. O principal resultado do ciclo é o Comunicado U20, que será submetido para endosso aos prefeitos Urban 20 (U20) e, posteriormente, entregue à presidência do G20. Trinta e oito cidades participam do grupo.

A programação vai até o sábado (16), quando os líderes também entregam um documento final às autoridades.

Nas três noites, acontecem shows gratuitos ao público, o Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que vai contar com nomes como Zeca Pagodinho, Alceu Valença e Ney Matogrosso.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.