Acontece neste domingo (24) a segunda edição do Rolé Favela Geek. O evento gratuito promete reunir cultura pop, games e a economia criativa das favelas no Parque Realengo Susana Naspolini, na Zona Oeste do Rio.
O objetivo do projeto, desenvolvido pela historiadora Jéssica Almeida, é tornar a cultura geek acessível para os moradores de favelas e periferias.
A ideia surgiu quando Jessica percebeu que a população das favelas cariocas se interessava pelo tema, mas tinha dificuldade de acessar eventos da cultura geek.
É um projeto que nasceu quando a minha filha quis acessar os eventos geeks que acontecem pelo Rio. E a gente viu um e não conseguiu ir, por conta de ser bem caro. Então eu criei uma lojinha para poder trabalhar nesse evento, e ela curtiu, se divertiu. Foi muito bom, porque eu comecei a ganhar dinheiro e ela podia participar. Mas a gente percebeu nesses eventos que a galera de favela só está lá trabalhando, não está protagonizando. A gente está lá só para trabalhar. Então, a gente tinha o problema e criou a solução, que é o Rolé Favela Geek.
A segunda edição do Rolé Favela Geek vai contar com a realização de oficinas de desenho e painéis sobre temas atuais como uso de inteligência artificial no trabalho e mídias independentes de periferias.
Também está programado um desfile de cosplays, chamado "Cosfavela", em que será ressaltada a criatividade dos participantes.
A criadora do projeto Rolé Favela Geek, Jéssica Almeida, destaca, ainda, a satisfação em ver a alegria dos jovens lendo gibis e participando dos eventos de cultura geek através da iniciativa.
A gente está fazendo a arrecadação e distribuição de gibis. A gente pretende trabalhar com eles o estímulo do pensamento crítico. É um trabalho que ainda está iniciando, mas a gente já consegue ver a garotada agradecendo, quando nós passamos pela favela, sabe? Teve criança lá dentro que pôde se apresentar no nosso palco, dançar para a comunidade dela. E isso é o que vale a pena, isso é o que motiva a gente, sabe?
O evento do Rolé Favela Geek no Parque Susana Naspolini, em Realengo, acontece das 10h às 20h no próximo domingo. A entrada é gratuita.