Tomaram posse nesta quarta-feira (10) os 95 conselheiros tutelares e os suplentes eleitos. Eles foram escolhidos pela população em outubro, com a obrigação de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes do Rio.
Na terça-feira (9), a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsável por aprovar os nomes aptos a ocuparem os cargos e apurar denúncias contra os membros, divulgou a listagem completa dos titulares que devem assumir as funções.
Entre os eleitos, com 422 votos, está o suplente Fábio Sebadelhe, que já foi conselheiro lotado na Ilha do Governador. Em julho de 2020, a reportagem da BandNews FM mostrou que Sebadelhe recebeu o auxílio emergencial do Governo Federal, mesmo ganhando pouco mais de R$ 4.200,00 por mês.
O programa destinava cinco parcelas de R$ 600,00 a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados. O benefício deveria atender às pessoas em extrema dificuldade financeira durante a pandemia da Covid-19.
Nesta quarta-feira, a Comissão de Direitos Humanos e Assistência Jurídica da OAB-RJ disse que enxerga algumas atuações da Comissão Eleitoral do CMDCA com o que chamou de "certa surpresa".
A BandNews FM procurou Fábio Sebadelhe mas não o localizou. A reportagem aguarda posicionamento da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio.