80% dos brasileiros assistidos pelo Bolsa Família deixaram a linha da pobreza

Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (26)

Por Amanda Oliveira

80% dos brasileiros assistidos pelo Bolsa Família deixaram a linha da pobreza
80% dos brasileiros assistidos pelo Bolsa Família deixaram a linha da pobreza
Agência Brasil

Mais de 80% dos brasileiros assistidos pelo Bolsa Família deixaram a linha da pobreza, ou seja, têm renda per capita superior a R$ 218 por pessoa e têm condições de tomar café, almoçar e jantar todos dias.

Os dados fazem parte de um estudo do Ministério do Desenvolvimento Social, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, da Fundação Getúlio Vargas e do Banco Mundial, divulgado nesta terça-feira (26).  

O estudo também mostrou os resultados da implantação de uma nova política no pagamento do benefício, que acrescentou 150 reais ao valor pago por criança de 0 a 6 anos para as famílias que fazem parte do programa. 34,3% do total tiveram o acréscimo na renda. Com o Benefício da Primeira Infância, que passou a valer em março deste ano, este grupo teve elevação em 23% da renda média.

Segundo ministro do Desenvolvimento Social ,Wellington Dias, outras medidas estão sendo tomadas pelo governo para trazer melhorias ao auxílio. Uma delas é a atualização mensal dos dados do Cadastro Único.

O diretor do FGV Social, Marcelo Neri, acredita que o Brasil deve sair do Mapa da Fome em, pelo menos, três anos.

O levantamento, que acompanhou crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, de 2005 a 2019, mostrou que 64,1% deles deixaram o programa assistencial. Além disso, 44,7% do total acessaram o mercado de trabalho formal ao menos uma vez nesse período. 

Mais notícias

Carregar mais