71% dos pequenos negócios do Estado do Rio utilizam redes sociais, aplicativos ou a internet, o que engloba WhatsApp, Facebook e Instagram, para vender produtos ou serviços.
É o que mostra uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, no Rio de Janeiro. Ela aponta que, durante a crise da pandemia, as empresas do estado procuraram investir em melhorias diversas e também em inovação digital.
O levantamento mostra que 40% dos pequenos negócios, por exemplo, adquiriram novas máquinas e equipamentos que não são de informática, 23% em instalações, 22% compraram equipamentos de informática e 18% investiram na ampliação do espaço físico, 15% em treinamento dos sócios, 13% em software, 12% em treinamento de empregados e 9% investiram em veículos novos.
Mesmo apostando nos canais digitais e realizando novos investimentos para os negócios, 45% dos empreendedores relatam que ainda enfrentam dificuldades para manter o negócio. Em contrapartida, para 23%, as mudanças impostas no período foram importantes para o negócio, 14% seguem otimistas com as oportunidades que surgiram e 18% acham que o pior já passou.
*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel