60% dos municípios da Região Metropolitana não publicaram Plano de Contingência

Os dados são do Painel Climático da Casa Fluminense que vai ser divulgado nesta quinta-feira (9)

Por Fernanda Caldas

Quase 60% dos municípios da Região Metropolitana do Rio não publicaram o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. Os dados são do Painel Climático da Casa Fluminense que vai ser divulgado nesta quinta-feira (9). Além disso, mais da metade destas cidades estão com o Plano Diretor atrasado há mais de cinco anos. Esses planejamentos tem como objetivo preparar os municípios para possíveis desastres.  

Ainda segundo o levantamento, apenas a capital fluminense possui Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. Diante dos resultados, a instituição alega que as prefeituras não elaboram ações para amenizar a crise climática nas cidades.  

A coordenadora da Casa Fluminense, Larrisa Amorim, ressaltou a importância dos dados revelados na pesquisa para promover mudanças nas cidades.  

A pesquisa, que vai ser divulgada na íntegra nesta quinta-feira (8), também vai apontar o baixo porcentual de cidades com Plano de Saneamento. Um dos exemplos citados pelo estudo é o município de Queimados, na Baixada Fluminense.

Ao todo, o levantamento monitorou a criação de instrumentos de gestão para o desenvolvimento sustentável das cidades: Plano Diretor; Plano de Saneamento; Plano de Gestão de Resíduos Sólidos; Plano de Mobilidade; Plano de Habitação de Interesse Social; Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil; e o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.