5G chega ao Rio e em mais três capitais nesta segunda-feira

A quinta geração da Internet promete ser 100 vezes mais veloz que o 4G

Mariana Albuquerque

A expectativa é que o 5G chegue em todas as capitais até 27 de novembro
Frederik Lipfert/Unsplash

Nesta segunda-feira (22), é liberado o sinal do 5G para as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Palmas (TO) e Vitória (ES).

A classificada como quinta geração da internet promete ser 100 vezes mais veloz que o 4G. A autorização para a chegada oficial da tecnologia foi dada pela Agência Nacional de Telecomunicações no início de julho.

De acordo com o professor de tecnologia nos cursos MBA de Marketing e Negócios Digitais da FGV João Rego, a chegada do novo sinal, além de poder comportar 10 GB de conexão mais rápida da que temos hoje em dia, permite um futuro tecnológico de ampla possibilidade, como investimento no metaverso e na ampliação de casas inteligentes.

A expectativa da ANATEL é que, até 27 de novembro, todas as capitais do pais estejam com o sinal liberado. A implantação nos outros municípios está prevista a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano. A ativação ainda não aconteceu no Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Maceió (AL), Teresina (PI), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR) Manaus (AM) e Belém (PA).

O professor ainda explica que são cerca de 60 os aparelhos homologados pela ANATEL para receber a tecnologia, mas que haverá um período de transição e não está previsto o usuário pagar mais caro para receber a tecnologia. Quem fizer uma compra de novo aparelho, já deve recebê-lo com o 5G, explica João Rego.

 Para o advogado Philipe Castro, as audiências remotas são de extrema importância e, por isso, ele pretende trocar o chip para habilitar o uso do 5G assim que a operadora cumprir os requisitos da ANATEL.

+ A rede já funciona em Brasília (DF), a primeira que recebeu, São Paulo (SP), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Salvador (BA).

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.