Pelo menos 50 casas ficaram completamente inundadas, nesta terça-feira (30), após o rompimento de uma adutora da Águas do Rio, no bairro KM 32, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com a Defesa Civil, nenhuma residência corre risco estrutural.
Moradora do bairro há sete anos, Tamara Moraes dos Santos contou que, na noite anterior, os moradores haviam acionado a concessionária por conta de um vazamento no local.
Nessa região, passam seis adutoras que levam água para o Rio Guandu e outras seis, de grande porte, que trazem e distribuem água a partir do Marapicu. Por conta desse grande volume, os rompimentos se tornaram frequentes na localidade.
A casa da dona Dalva Maria Gomes da Silva já sofreu sete alagamentos. Em todos eles, ela perdeu tudo. A idosa conta que, dessa vez, sobreviveu porque foi acordada pelo filho e por vizinhos.
De acordo com a Águas do Rio, os técnicos ainda avaliam o que pode ter provocado o vazamento de água no bairro mesmo após o reparo. A concessionária esteve no local para fazer o levantamento das perdas dos moradores e a expectativa é de que os danos materiais sejam ressarcidos até a próxima semana.
Por conta desse rompimento, bairros da Zona Norte e da Baixada tiveram o abastecimento afetado.