14 pessoas são denunciadas pelo MP envolvidos em desvio de verbas públicas

Entre os acusados, estão os secretários municipais de Obras de Belford Roxo e o de Nilópolis

Por Jeane Moraes (sob supervisão)

14 pessoas são denunciadas pelo MP envolvidos em desvio de verbas públicas
Divulgação/MP-RJ

Catorze pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Rio por envolvimento em um esquema criminoso de desvio de verbas públicas, por meio de fraudes em licitações.  

Entre os acusados, estão os secretários municipais de Obras de Belford Roxo, Odair da Cunha Almeida, e de Nilópolis, Flávio Vergueiro.

Segundo o MP, a organização atuava em municípios da Baixada Fluminense para obter vantagem mediante a prática de crimes como formação de cartel, corrupção, crimes licitatórios, entre outros.

O grupo foi alvo de uma operação da Polícia Civil nesta quinta-feira (22). Na ação, os agentes buscaram cumprir dois mandados de prisão preventiva e onze mandados de busca e apreensão em endereços da Baixada e da Capital.

Alexandre Milleli Rodrigues, apontado como chefe da quadrilha, e o empresário Nilton Cleber da Silva Barbosa Junior estão foragidos.  

A Justiça determinou o afastamento dos denunciados de funções públicas.

Ao todo, as empresas movimentaram cerca de R$ 160 milhões. Os agentes vão apurar ainda quanto dessa quantia foi desviada dos cofres públicos.

Diversos contratos foram assinados com os municípios na área de construção civil, incluindo construção e reformas de praças, ginásios, unidades escolares e unidades de saúde.

Segundo os investigadores, os acusados montaram um cartel de empresas, de um mesmo grupo empresarial, que se revezavam nas licitações.

Foram identificadas diversas transferências suspeitas de valores das contas das empresas para servidores públicos vinculados aos contratos de obras públicas investigados.

A BandNews FM tenta contato com a defesa dos acusados.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.