A empresa de pacotes aéreos 123Milhas afirma que não vai comparecer às audiências de conciliação marcadas pelo Procon Estadual do Rio de Janeiro. A decisão foi comunicada ao órgão após a companhia receber as notificações sobre as queixas abertas pelos consumidores.
Há um mês, a 123Milhas anunciou o cancelamento de pacotes com embarques entre setembro e dezembro deste ano. A medida afetou as viagens da linha Promo, que tem datas flexíveis e preços mais em conta.
2.210 queixas foram protocoladas apenas pelos canais de atendimento do Procon do Rio. O presidente do órgão, Cássio Coelho, afirma que a empresa alegou que o número de audiências era muito grande e, mesmo sendo realizadas pela internet, não teria condições de enviar representantes.
A vendedora de salgados Sheila Antunes iria para Fortaleza com o marido em dezembro para participar da formatura do filho. Ela continua pagando as parcelas da viagem enquanto tenta conseguir ajuda para comprar pelo menos uma passagem.
Procurada, a 123Milhas ainda não se posicionou sobre o assunto.
No fim de agosto, a Justiça do Rio concedeu uma liminar obrigando a companhia a apresentar garantias para o ressarcimento dos clientes prejudicados. No entanto, dias depois, a 123Milhas entrou em recuperação judicial, o que congela os processos contra a agência de viagens por 180 dias.
Agora, a empresa precisa apresentar um plano de recuperação, detalhando como será feito o pagamento de todos os clientes, ex-colaboradores e fornecedores.
Na semana passada, a Justiça de Minas Gerais também determinou o bloqueio de até 50 milhões de reais dos sócios da companhia
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, clientes que já têm passagens emitidas podem embarcar normalmente.