12ª edição da Semana da Saúde começa nesta terça-feira no Largo da Carioca

O evento, considerado a maior ação de medicina preventiva do Brasil, vai oferecer diversos exames para a população das 8 às 16 horas

Redação BandNewsFM

O Largo da Carioca, que abriga a 12ª edição da Semana da Saúde
Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde

Começa nesta terça-feira (29), a 12° edição da Semana da Saúde, no Largo da Carioca, no Centro do Rio. O evento, considerado a maior ação de medicina preventiva do Brasil, vai oferecer diversos exames para a população das 8 às 16 horas até o dia primeiro de dezembro.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde, Rádio BandNewsFM e TV Band e conta ainda com o apoio das Drogarias Venancio, Medlevenshon, Águas do Rio, Brasil sem Alergia, Cruz Vermelha e Guaravita.

A ação também reforça a importância da população ajudar a salvar vidas doando sangue no estande do Hemorio.

As mulheres poderão fazer mamografia, ultrassonografia mamária e transavaginal (com e sem doppler). Serão distribuídas 60 senhas para ultra e 70 para mamografia por dia. Para realização do exame é necessário pedido médico (SUS ou particular), xerox da Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Já os homens poderão contar com 600 senhas por dia para exame de PSA, consulta com urologista para cuidar da saúde, palestras e coleta de sangue.  Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família

A população também poderá realizar testes de hepatites B e C, sífilis, HIV, exames de dengue, zika e chikungunya, além de atendimento clínico dermatológico com a Vigilância.  Ao todo serão 250 senhas por dia.

A Venâncio e a Cruz Vermelha vão oferecer 500 senhas cada, por dia, para aferição de pressão e medição de glicose. A estação da Venâncio vai incluir também a bioimpedância, ou seja, avaliação da composição corporal. Equipes do Brasil sem Alergia, vão realizar 100 testes alérgicos por dia e 50 de espirometria (Teste de Capacidade Pulmonar).

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.