Zelensky liga para Bolsonaro e pede sanções contra a Rússia

Tema do telefonema desta segunda-feira (18) foi anunciado no Twitter do presidente ucraniano; Bolsonaro afirmou anteriormente que conversa seria “segredo de Estado”

BandNews FM

Volodymyr Zelensky conversa com Bolsonaro sobre crise dos alimentos. Foto: Agência Brasil / reprodução
Volodymyr Zelensky conversa com Bolsonaro sobre crise dos alimentos.
Foto: Agência Brasil / reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira (18) que discutiu com o presidente Jair Bolsonaro a possível crise de alimentos no mundo e pediu novas sanções contra a Rússia. Os homólogos se falaram por telefone pela primeira vez desde o início da guerra, em fevereiro.

Em uma breve publicação no Twitter, o ucraniano disse que informou o colega brasileiro sobre a situação no front de guerra, pediu a retomada das importações de grãos da Ucrânia para evitar uma crise global de alimentou e pediu novas sanções contra o país de Vladimir Putin.

Até 11h30, o governo brasileiro não tinha se pronunciado sobre a conversa. Neste domingo (17), em conversa com jornalistas no Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro disse que a ligação seria um “segredo de Estado” e que apenas o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, participaria, junto com um tradutor.

Bolsonaro já falou com o presidente da Rússia Vladimir Putin em outras situações e esteve no país às vésperas do início do conflito.

A Ucrânia é um dos principais produtores de trigo e representa quase 30% da exportação global do produto. Por isso, a dificuldade no escoamento do grão tem aumentado os preços em nível mundial e preocupa o mundo.

O Brasil não tem embarcado nas sanções internacionais contra a Rússia e na ONU, o embaixador brasileiro já defendeu que as medidas econômicas prejudicam diferentes países que nada tem a ver com o conflito.