BandNews FM

Yago Dora brilha com aéreo nota 10 e vence a etapa de Saquarema da WSL

Surfista brasileiro domina a final na praia de Itaúna e conquista o primeiro título no Circuito Mundial.

Rádio BandNews FM

Yago Dora brilha com aéreo nota 10 e vence a etapa de Saquarema da WSL
Foto: Thiago Diz/World Surf League

Yago Dora é apontado desde 2017 como um dos principais representantes da Brazilian Storm na Liga Mundial de Surfe. Mas só neste sábado (01), aos 27 anos, ele alcançou o topo do pódio em um evento na principal divisão do circuito.

No último dia da janela de competições em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, Yago Dora abriu a participação com vitória sobre Jadson André em um confronto brasileiro nas quartas de final. Com a eliminação também de Samuel Pupo nesta fase do evento, Yago foi o único representante do país a chegar à semi. Na disputa por uma vaga na decisão, diante de um grande público na Praia de Itaúna, o brasileiro bateu o havaiano John John Florence, bicampeão mundial.

Chegar à final já significava a Yago Dora, o melhor resultado da carreira. Mas para fechar a etapa brasileira com chave de ouro, o lycra 96 tomou conta da bateria contra o australiano Ethan Ewing, um dos destaques do Circuito Mundial em 2023. Yago já estava à frente no somatório quando tirou da cartola um aéreo com rotação completa para arrancar uma nota 10 dos juízes em Saquarema.

Com o show na final, o brasileiro subiu no ranking mundial e entrou no top 5, a zona de classificação ao WSL Finals, que será disputado em setembro, na Califórnia. Em quinto lugar, Yago ganhou sete posições e ultrapassou nomes como John John Florence, Gabriel Medina e Italo Ferreira.

Além de Yago Dora, outros dois brasileiros integram o top 5 neste momento. Filipe Toledo, que mesmo eliminado nas oitavas de final, reassumiu a liderança do ranking, e João Chumbinho, em quarto lugar.

A próxima etapa será em J-Bay, na África do Sul, a partir do dia 13 de julho. Depois, restará apenas mais um evento da temporada regular, em agosto, no Tahiti, antes da final em Trestles, no mês de setembro.