Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversaram pela primeira vez por telefone nesta quarta-feira (26) desde o início da guerra no leste europeu. Eles falaram sobre uma reaproximação dos países e a abertura de um diálogo de paz entre a Rússia e Ucrânia.
Na ligação que durou cerca de uma hora, Xi afirmou que enviará representantes a Kiev para negociar um acordo de paz. A China e o Brasil têm expressado a intenção de intermedir um diálogo entre os países.
Em viagem à Portugal no último sábado (22), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a criação de um grupo de países para debater a paz junto com a Rússia e Ucrânia.
Já Zelensky afirmou que enviará um novo embaixador à China com o objetivo de ampliar as relações bilaterais entre os países.
Os Estados Unidos avaliaram de maneira positiva a ligação entre os dois presidentes, informou o porta voz da Casa Branca para assuntos de segurança nacional, John Kirby.
Já a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, parabenizou a prontidão da China em fazer esforços para estabelecer um processo de negociação.