A Volkswagen do Brasil decidiu suspender temporariamente os trabalhos em três das quatro fábricas da empresa no País devido à falta de componentes para manter as linhas de produção ativas.
A montadora alemã anunciou um plano de férias coletivas de 10 dias para os funcionários. As plantas de São José dos Pinhais (PR) e de São Bernardo do Campo (SP) vão suspender a produção entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março. Já a unidade de São Carlos (SP), entre 20 de fevereiro e 1º de março.
Apenas a fábrica de Taubaté (SP) seguirá funcionando normalmente em dois turnos.
A produção de veículos deve ser retomada no início de março, após o Carnaval.
Em nota, a Volkswagen afirmou que está “trabalhando intensamente para minimizar os efeitos do fornecimento de componentes”. Segundo a montadora alemã, todas as fábricas brasileiras voltarão a produzir normalmente após o período de férias coletivas. A empresa ainda esclarece que a crise de insumos é global afeta outras plantas, não apenas as brasileiras.
Componentes fundamentais para a indústria, como chips e semicondutores, tiveram o fornecimento duramente afetado durante a pandemia do coronavírus.
O problema ainda é uma realidade mundial, apesar da reabertura econômica. A associação que representa as montadoras brasileiras estima que 250 mil veículos deixaram de ser fabricados no País, em 2022, por falta de componentes eletrônicos.