Volkswagen suspende produção em Taubaté por 3 dias para regular estoque

Fábrica no interior paulista vai paralisar momentaneamente os três turnos; medida atinge três mil trabalhadores

BandNews FM

Volkswagen suspende produção em Taubaté por 3 dias para regular estoque
Volkswagen suspende produção em Taubaté por 3 dias para regular estoque
Divulgação/ Volkswagen

A fábrica da Volkswagen em Taubaté, no interior paulista, vai paralisar a produção por três dias a partir desta segunda-feira (26). A informação foi repassada pela empresa para o Sindicato dos Metalúrgicos da região. Segundo a entendida, a justificativa para manter três mil funcionários em casa é o descompasso do estoque.

Anteriormente, a montadora tinha reavaliado a suspensão dos contratos dos trabalhadores. Os funcionários ficariam por um mês em casa, mas a medida de incentivo na venda de carros anunciada pelo governo federal fez a empresa rever os planos.

No início do mês, o governo federal anunciou um programa de desconto nos carros produzidos no Brasil de até R$ 120 mil. A medida movimentos concessionárias e melhorou as vendas. Por isso, empresas acabaram revisando paradas programadas na produção.

Antes, as fábricas anunciavam férias coletivas e suspensão dos contratos por causa da baixa nas vendas e problemas no fornecimento de matérias-primas.

A Volkswagen mantém outras indústrias no Brasil, como em São Bernardo do Campo e São Carlos, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná. Não há informações sobre mudanças na escala de trabalho nestas plantas.

A alta nos juros e o dólar alto têm dificultado as vendas de veículos. Com o crédito mais caro, o financiamento de automóveis não tem atraído tantos interessados. O preço elevado dos carros também prejudica as vendas.

Segundo balanço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, cerca de 90% dos 500 milhões de reais do programa de desconto para carros já foram usados. Ainda não há uma decisão sobre a ampliação do incentivo.