Viva Air suspende voos e afeta passageiros em todo o continente americano

Em crise, empresa suspende voos após ter fusão com a Avianca negada

Rádio BandNews FM

Viva Air suspende voos e afeta passageiros em todo o continente americano
A decisão afetou passageiros em todo continente americano.
Foto: Divulgação/Viva Air

A companhia colombiana Viva Air suspendeu todos os voos por problemas financeiros, na noite de segunda-feira (27). Surpreendidos, centenas de passageiros tiveram que passar a noite em aeroportos no país sede da empresa.

A aérea decidiu cancelar os voos alegando não ter condições financeiras para operar, após a Aeronáutica Civil colombiana anular a proposta de fusão da Viva Air com a Avianca, maior companhia da Colômbia.

A decisão afetou 18 mil passageiros em regiões da Colômbia e outros países do continente americano.

Após a medida os aeroportos de Bogotá e Medellin, onde fica a sede da empresa, ficaram cheios, com longas filas e os passageiros tiveram que dormir no chão e em cadeiras dos terminais, aguardado uma decisão.

Dentre os passageiros afetados, há dezenas de brasileiros, já que a Viva Air mantinha cinco operações semanais para São Paulo, com voos para diversos destinos da América, como México e Estados Unidos.

Com isso, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas que compraram passagens com a companhia vão ser afetados e mais de 5 mil funcionários vão perder o emprego.

Desde o inicio de 2022, a empresa buscava a aprovação do governo para a integração com a Avianca, para superar problemas financeiros decorrente da suspensão de voos durante a pandemia.

No entanto, em janeiro a Aeronáutica Civil colombiana anulou o caso por encontrar irregularidades no processo administrativo.

A empresa estava em recuperação judicial desde janeiro deste ano.