Passeios em Capitólio, no Sul de Minas Gerias foram liberados novamente nesta quarta-feira (24) pelo prefeito da cidade, após quase 3 meses da queda de um paredão rochoso que matou 10 pessoas e deixou mais de 30 feridos.
O prefeito, Cristiano Geraldo da Silva publicou um decreto que abre parcialmente a entrada de embarcações nos cânions do Lago de Furnas, a partir do dia 30 de março.
Além dos laudos da Defesa Civil, a importância socioeconômica foi um dos pontos levados em conta pela prefeitura para a reabertura do lugar, já que Capitólio é um dos centros turísticos de Minas.
Segundo o chefe do executivo, o município está cumprindo todas as metas determinadas pela equipe técnica geológica. E há metas previstas no próprio decreto como a análise diária por um profissional técnico para avaliação geológica do local, para que entre um dia e outro possam ser identificados possíveis indícios de processos erosivos e/ou movimentos de massa que possam ter ocorrido.
Também será feita uma delimitação de circuito das embarcações para que a visitação ocorra de forma rotativa em dois trechos, denominados trechos 1 e 2. Todos os limites e faixas de segurança serão sinalizados no local para auxiliar a navegação.
O horário de funcionamento do local será das 9h às 16h da tarde, de segunda a sexta-feira, e das 08h às 18h em fins de semana e nos feriados.
No dia oito de janeiro um paredão rochoso caiu em Capitólio matando 10 pessoas e deixando mais de 30 feridas. Segundo o inquérito da Polícia Civil, o acidente foi um evento natural.