O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com empresários argentinos e brasileiros para destacar questões econômicas segunda-feira (23). A visita tem como objetivo reconstruir as relações entre os países.
Lula se encontrou na parte da manhã com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, em Buenos Aires, sede do governo argentino. A reunião terminou com assinatura de atos conjuntos do presidentes e ministros dos dois países.
Em declarações à imprensa, Lula afirmou que foi retomada a relação diplomática e política com a Argentina. “Hoje é a retomada de uma relação que nunca deveria ter sido truncada”, afirma Lula.
Lula ainda se desculpou com Alberto Fernandez pela relação turbulenta do Brasil com a Argentina durante o governo do ex-presidente de Jair Messias Bolsonaro.
Durante a declaração, Alberto Fernandez, reforçou os feitos nos dois primeiros governos de Lula, e destacou que Argentina e Brasil tem uma boa relação, e que ataques a democracia não serão tolerados.
Dentre os assuntos tratados está a possível criação de uma moeda única entre Brasil e os países do Mercosul para transações financeiras e comerciais para reduzir a dependência do dólar.