Cerca de 24% dos casos positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas no Brasil foram decorrentes da Influenza A. A informação é do Boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (27).
O levantamento aponta ainda que aproximadamente 26% dos casos são provocados pelo coronavírus. Os dados são referentes à Semana Epidemiológica de 16 a 22 de outubro.
Os estados de São Paulo e do Distrito Federal seguem registrando o maior volume absoluto de positivos para Influenza. Segundo o levantamento, há registro de aumento na presença desse vírus nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. Entre os casos de Influenza A com subtipagem, há predomínio para o H3N2, como observado no final de 2021.
No geral, os casos positivos para vírus respiratórios estão concentrados em crianças de até 4 anos, nos estados mencionados, exceto em Pernambuco, onde os casos estão concentrados na população mais idosa, como explica o Pesquisador do Boletim Infogripe, Marcelo Gomes.
Entre as capitais, 13 das 27 apresentam crescimento moderado na tendência de longo prazo.