A Virada Cultural de São Paulo entra no segundo dia, depois de dois anos de forma virtual. São 8 palcos espalhados pela cidade em mais de 24 horas de atração, 300 apresentações artísticas, e a expectativa é que cerca 2 milhões de pessoas passem pelo evento.
Na madrugada de sábado, o palco principal do evento, no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, foi marcado pela violência. O show do cantor Kevinho, foi interrompido após registros de brigas e arrastões.
O funkeiro afirmou que pessoas estavam "se machucando" e que a decisão era uma orientação da prefeitura Imagens nas redes sociais mostram que durante o show houveram arrastões, roubos e furtos de celulares.
Estabelecimentos que vendiam comida e bebida no centro também interromperam o serviço antes do previsto devido à insegurança.
A Polícia Militar disse que reforçou o policiamento durante a Virada Cultural com mil e quatrocentos policiais militares e apoio de mais de trezentas viaturas.
Durante o evento, a PM ainda disponibilizou Bases de Policiamento Comunitário, instalações físicas e o emprego do efetivo da operação Sufoco, o qual dobrou o número de policiais nas ruas desde o início de maio.
Esses agentes foram deslocados aos pontos de maior concentração de público.
Na noite deste sábado, seis pessoas, dentre elas três adolescentes, foram detidas pelos crimes de furto e roubo na região da República.
Nas ações, cinco celulares foram apreendidos, sendo três devolvidos aos proprietários, e um óculos foi recuperado.
Os autores adultos foram autuados em flagrante e permaneceram detidos à disposição da Justiça, enquanto os menores de idade foram entregues aos seus responsáveis sob o compromisso de serem apresentados ao Ministério Público.
Nesta edição, a Polícia Militar utiliza câmeras fixas, instaladas nas ruas, e móveis, acopladas aos uniformes de policiais, para monitorar e tentar garantir a segurança de quem participa do evento.
A Prefeitura de São Paulo ainda não comentou os problemas no evento.
Dentre as atrações inclusas para este domingo (29), estão Barões da Pisadinha, Kevin O Chris, Ludmilla, Pitty, Luísa Sonza, Majur, Ferrugem e outros.
O transporte público continua com esquema especial, com estações abertas 24 horas.