Pelo menos 20 corpos em estado avançado de decomposição foram encontrados em uma embarcação à deriva no Rio Caeté neste sábado (13), em Bragança, no Pará. A cidade fica no nordeste do estado.
O barco, semelhante a uma grande canoa, foi encontrado por pescadores durante o trabalho, em uma área conhecida como Barra do Quatipuru. O local fica próximo à praia de Ajuruteua, em Bragança, no nordeste do estado.
Um vídeo gravado por eles mostra a embarcação com vários corpos submersos dentro. As imagens também mostram que havia coletes salva-vidas e roupas.
Identidades e circustâncias da morte em investigação
Uma das hipóteses da investigação é que os mortos são haitianos que tentavam imigrar para o Brasil. O Ministério Público Federal no Pará afirma que vai abrir duas investigações sobre a embarcação encontrada com corpos em estado de decomposição.
As investigações foram determinadas pelo procurador-chefe do órgão no Pará, Felipe de Moura Palha. As apurações sobre possíveis responsáveis vão ocorrer na área criminal e na área cível.
Segundo informações da polícia, o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Castanhal foi acionado para recolher os corpos. O barco foi rebocado para terra firme.
A Polícia Federal irá aplicar protocolos de identificação de vítimas de desastre para descobrir quem são as vítimas. A Polícia Civil investiga o caso. A Defesa Civil de Bragança, além do Corpo de Bombeiros, foram mobilizados.