O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirma que o presidente Jair Bolsonaro irá cumprimentar o novo presidente dos Estados Unidos depois que o resultado for confirmado, já que “há contestações em curso” nas eleições americanas.
Em entrevista à BandNews FM, Mourão ressaltou que o Brasil vai continuar a manter boas relações com os Estados Unidos, que segundo ele representam o “baluarte dos pilares da civilização ocidental”.
Sobre a situação da Amazônia, o vice-presidente disse que o governo sabe onde estão ocorrendo os desmatamentos e afirmou que os esforços estão sendo direcionados para essas áreas.
Questionado sobre o agronegócio e a preocupação de outros países com a preservação ambiental no Brasil, ele ressaltou que esse setor é o mais comprometido com a proteção ambiental.
Mourão falou ainda sobre a vacinação contra o coronavírus e evitou dar prazos, mas disse que, após a aprovação dos imunizantes, duas ações devem ser adotadas: a primeira é definir as prioridades para aplicação das doses e a segunda é estabelecer um planejamento logístico para que a vacina chegue a qualquer ponto do país.
Sobre a derrubada do veto à desoneração da folha de pagamento, Mourão lembrou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a medida desde que fosse criado um novo imposto para compensar a perda de arrecadação. Segundo ele, agora, o governo federal pode ter que fazer ajustes nas contas públicas.
O vice-presidente acredita que a votação do orçamento de 2021 pode ficar para o ano que vem, o que pode prejudicar a nota do país nas agências de risco internacional.
O general conversou com os apresentadores Gabriela Mayer, Fábio França e André Coutinho.
Confira a entrevista na íntegra: