ViaMobilidade apresenta plano para melhorar linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Em entrevista exclusiva à BandNews FM, o presidente da CCR, Marcio Hannas, reconheceu que não está satisfeito com o serviço

BandNews FM

ViaMobilidade apresenta plano para melhorar linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
ViaMobilidade apresenta plano para melhorar linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
Agência Brasil

A ViaMobilidade apresentou, nesta segunda-feira (17), um plano para adiantar investimentos e melhorar o serviço das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

O compromisso foi firmado após algumas reuniões com o governo do Estado e o Ministério Público, que queria a extinção do contrato, mas recuou e pediu que a empresa apresentasse um plano emergencial para mitigar uma série de falhas que constavam em um relatório do órgão.

Em entrevista exclusiva à BandNews FM, o presidente da CCR, Marcio Hannas, reconheceu que não está satisfeito com o serviço e explicou o que consta nesse plano apresentado ao MP: modernização da estação Antônio João, da Linha 8; ampliação do mezanino e instalação de escadas rolantes na estação Barra Funda; instalação de passarelas nas extremidades das plataformas da estação Presidente Altino; aumento do número catracas e da cobertura externa da estação Primavera Interlagos; e a implantação de tecnologia para que o passageiro saiba, em tempo real, os horários dos trens.

Outros pontos críticos apontados pelo Ministério Público dizem respeito aos dormentes de madeira, que são aquelas tábuas colocadas entre os trilhos, o desgaste desses trilhos e até a falta de parafusos em alguns pontos.

De acordo com o presidente da CCR, são, pelo menos, 60 pontos identificados com esse tipo de problema.

Para sanar esses problemas, Marcelo Hannas afirmou que, na semana passada, apresentou um plano para adiantar outros R$ 117 milhões em investimentos e tudo estará 100% até agosto.

Mas ele mantém o discurso de que a melhoria não vai acontecer de uma hora para outra.

A justificativa é a janela - muito pequena - para que as obras sejam feitas: "a gente tem uma janela muito curta na madrugada para fazer intervenção nessas linhas. A gente desliga o sistema às 1h30 para ligar às 3h30 porque a operação começa às 4h00".

Por isso a empresa, que assumiu as linhas em 2022, sempre defendeu um prazo de 3 anos para que o sistema fosse melhorado por completo.

O presidente informou que, para cumprir o cronograma, algumas intervenções serão feitas durante os dias úteis, mas nunca nos horários de pico.