Viajantes que não apresentarem comprovante de vacinação deverão fazer quarentena

As medidas publicadas no Diário Oficial da União passam a valer a partir de sábado (11)

BandNewsFM

Para viajantes brasileiros ou estrangeiros que queiram entrar no Brasil por via aérea Foto: Reprodução/Reuters
Para viajantes brasileiros ou estrangeiros que queiram entrar no Brasil por via aérea
Foto: Reprodução/Reuters

O governo federal publicou, na edição desta quinta-feira (09) do Diário Oficial da União, a portaria que exige a apresentação do teste negativo para a Covid-19 para viajantes brasileiros ou estrangeiros que queiram entrar no Brasil por via aérea. Quem não estiver imunizado deverá fazer quarentena de cinco dias. As medidas contrariam a recomendação da Anvisa de que o passaporte vacinal seria mais eficaz para conter o coronavírus e passam a valer a partir de sábado (11).

Os viajantes deverão apresentar documento que comprove a realização do teste RT-PCR até 72 horas antes do embarque ou o antígeno com resultado negativo ou não detectável realizado em até 24 horas antes do embarque.

Segundo a portaria os viajantes que queiram entrar no Brasil e que não possuem comprovante de vacinação poderão entrar no pais desde que façam quarentena de cinco dias. O endereço em que o viajante for ficar deve ser informado na Declaração de Saúde do Viajante (DSV). O documento deverá ser preenchido antes do embarque concordando com as medidas sanitárias impostas enquanto ele estiver no Brasil.

Após os cinco dias um novo teste (RT-PCR ou antígeno) deverá ser realizado e em caso de resultado negativo o viajante poderá encerrar a quarentena.

Para os viajantes que queiram entrar pelas fronteiras terrestres.

O documento é assinado pelos ministros Anderson Torres, Tarcísio de Freitas, Ciro Nogueira e Marcelo Queiroga.

A decisão da quarentena para não vacinados foi anunciada na última terça-feira (07), durante a entrevista do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.