Vereadores de São Paulo aprovam aumento de quase 40% nos próprios salários

Projeto não precisa da sanção do prefeito Ricardo Nunes

BandNews FM

Vereadores de São Paulo aprovam aumento de quase 40% nos próprios salários
Vereador Milton Leite é o atual presidente Câmara Municipal de SP
Lucas Bassi;Rede Câmara SP

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça (12) um projeto que reajusta o salário dos 55 vereadores em 37%. O aumento vai fazer com que os vencimentos saltem, em valores brutos, de R$ 18.991 para R$ 24.750 reais.

O reajuste entrará em vigor a partir de janeiro de 2025.

O projeto foi aprovado em poucos segundos, de forma simbólica, sem que houvesse discussão na sessão presidida pelo vereador Eli Correia, do União Brasil.

Os novos valores são ainda maiores do que previsto, já que o salário dos vereadores é calculado com base no que ganham os deputados estaduais e, em fevereiro do ano que vem, os deputados também terão uma parte do aumento escalonado que foi aprovado no passado.

Esse projeto não precisa da sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Em nota, a Câmara Municipal informou que o último reajuste aprovado em Plenário aos vereadores de São Paulo aconteceu em dezembro de 2016 e que os novos valores estão abaixo da inflação acumulada entre janeiro de 2017 e outubro de 2024, que foi de 47,34%. 

A assessoria também disse que o aumento respeita o teto previsto na constituição, que é de 75% do subsídio dos deputados estaduais.

Tópicos relacionados