Vereadora que denunciou suposta saudação nazista tem mandato cassado em SC

Maria Tereza Capra promete recorrer da decisão e diz estar sofrendo perseguição política

Rádio BandNews FM

Vereadora que denunciou suposta saudação nazista tem mandato cassado em SC
Vereadora Maria Tereza Capra (PT) teve o mandato cassado,
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Oeste

A vereadora Maria Tereza Capra (PT) teve o mandato cassado, neste sábado (4), sob alegação de quebra de decoro parlamentar. Durante a votação Câmara Municipal por 10 votos contra 1, com uma única abstenção. A Comissão de Inquérito aprovou a cassação após denúncia de suposta saudação nazista em São Miguel do Oeste, no interior de Santa Catarina em novembro de 2022.

Em manifestações à base do exército da cidade, no dia 2 de novembro, Maria Tereza compartilhou na internet, imagens de protestos contrários a vitória de Luiz Inácio Lula Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais, acompanhadas de gestos semelhantes a saudação nazista. Segundo a parlamentar, após o post, ela passou a ser alvo de ameaças.

Segundo a Câmara Municipal da cidade, a petista foi alvo de duas denúncias. A primeira a acusava de ter praticado “infração político-administrativa grave, sujeita à apuração e sanção pela Câmara” por ter utilizado a rede social para “propagar notícias falsas e atribuir aos cidadãos de Santa Catarina e ao Município de São Miguel do Oeste o crime de fazer saudação nazista e ser berço de célula neonazista”.

A primeira denúncia refere-se a uma antiga condenação da vereadora em segunda instância, pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), pelo crime contra a lei de licitações, na época em que ela exercia a função de secretária municipal de Cultura.

Já a segunda denúncia abordou a manifestação ocorrida em 2 de novembro de 2022 por pessoas contrárias as eleições e que realizavam o bloqueio das rodovias do estado.

O advogado da defesa, Sérgio Graziano, promete recorrer ao processo e durante sua fala no Plenário da Câmara que se trata de uma injustiça e perseguição política.