Após quase dois anos de intensas restrições para conter o avanço do coronavírus, a melhora dos números da Covid-19 permite uma certa liberdade nesse fim de ano. A série especial de reportagem Verão Para Respirar, produzida pela apresentadora Helen Braun, conta em seu primeiro episódio sobre a retomada de um setor muito impactado pela pandemia: o cultural.
Uma pesquisa feita pela Unesco, entre julho e setembro do ano passado, revelou que mais de 70% dos artistas que atuam em circos, casas de espetáculo e no teatro perderam toda a sua renda entre maio e julho de 2020.
As artes cênicas foram as mais afetadas, com a perda total de receita para 63% dos profissionais. Voltar aos palcos agora é uma questão de sobrevivência que movimenta toda uma economia envolvendo atores, diretores, produtores, iluminadores, cenógrafos.
A chegada do verão, combinada ao número de 60% da população do país vacinada, permite que os brasileiros respirem novamente com mais tranquilidade. O músico Gabriel Alô explica que diferentemente de muita gente que aproveita os meses de janeiro e fevereiro para tirar férias, ele quer fazer desse período do verão, o momento de sua retomada profissional.
O diretor de teatro Tadeu Pinheiro retornou recentemente ao trabalho presencial e afirma que a retomada não tem valor apenas econômico, mas significa a esperança de compartilhar experiências e viver momentos especiais.
Confia a reportagem de Helen Braun: