O governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira (10) que a fronteira da Venezuela com o Brasil ficará fechada até a próxima segunda-feira (13). A passagem entre os dois países fica na cidade de Pacaraima, em Roraima.
O anúncio aconteceu no mesmo dia da posse do presidente venezuelano Nicolás Maduro para um terceiro mandado. O ditador ficará no cargo até 2031.
Militares da guarda venezuelana colocaram cones que restringem o tráfego de veículos e se posicionaram na fronteira com o Brasil.
Segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o fechamento ocorreu "por decisão das autoridades venezuelanas". Horas antes da posse, a Venezuela também fechou sua fronteira com a Colômbia, denunciando uma "conspiração internacional".
A PM de Roraima informou que "as movimentações na cidade de Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, seguem dentro da normalidade, com registro de leve redução no fluxo migratório de entrada no Brasil, mas sem alterações significativas".
A fronteira já tinha sido fechada em junho do ano passado, às vésperas das eleições presidenciais entre Nicolás Maduro e Edmundo González.