Venezuela diz que Itamaraty comete "agressão descarada" contra Maduro

Nota divulgada pelo chanceler Yván Gil Pinto acusa Brasil de interferir na soberania nacional e a autodeterminação dos povos

Venezuela diz que Itamaraty comete "agressão descarada" contra Maduro
Venezuela diz que Itamaraty comete "agressão descarada" contra Maduro
Reprodução/ Agência Brasil

O governo da Venezuela divulgou neste sábado (2) um novo comunicado com críticas ao Brasil em que afirma que o Itamaraty comete uma "agressão descarada e grosseira" contra o presidente Nicolás Maduro.

A nota divulgada nas redes sociais do chanceler da Venezuela, Yván Gil Pinto, diz ainda que o país promove uma "campanha sistemática e violadora dos princípios" das Nações Unidas.

Na mesma carta, afirma que o Itamaraty interfere na "soberania nacional e a autodeterminação dos povos, inclusive violando a própria Constituição brasileira em seu mandato de não ingerência em assuntos internos dos estados".

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil não deve responder ao novo ataque.

A tensão vem aumentando desde quinta-feira (31) quando a polícia da Venezuela publicou uma foto de um homem com perfil semelhante ao do presidente Lula em frente à bandeira do Brasil com a frase "Quem se mete com a Venezuela se dá mal".

"A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo", disse o Itamaraty após a publicação.

Tópicos relacionados