BandNews FM

Vendas no varejo recuam 0,6% de outubro para novembro de 2022, diz IBGE

Setor foi impacto pela alta dos combustíveis e Black Friday abaixa do esperado

Rádio BandNews FM

Seis das oito atividades analisadas apresentaram taxas negativas. Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

As vendas no comércio varejista recuam 0,6%, na passagem de outubro para novembro de 2022. As informações fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (11) pelo IBGE.  

Em três meses, essa é a primeira vez que o setor fica no campo negativo. Ainda assim, o varejo segue acima do nível pré-pandemia.

Seis das oito atividades analisadas apresentaram taxas negativas, com destaque para a atividade de combustíveis e lubrificantes, que registrou queda de mais de 5%. Isso acontece pelo impacto da alta dos preços dos combustíveis, após um período de retração.

Além disso, a atividade de transportes registrou queda em novembro, já que as famílias esperam o mês de dezembro para viajar.

O recuo em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, também impactou o índice geral, isso porque a atividade recuou após dois meses de crescimento expressivo.

O setor também registrou uma Black Friday mais fraca, influenciada pela falta de crescimento de crédito, alta dos juros e estabilidade do Auxílio Brasil.