Variante Ômicron coloca Europa em alerta e afeta fim de ano

Reino Unido é o mais atingido pela nova variante; Holanda anuncia lockdown

Variante ômicron preocupa as autoridades da Europa e traz restrições para as festas de fim
Foto: Yara Nardi/ Reuters

A variante ômicron preocupa as autoridades da Europa e traz restrições para as festas de fim de ano. A Holanda anunciou lockdown no último domingo (19), que irá se estender até pelo menos metade de janeiro de 2022. Já na França, o governo cancelou o tradicional fim de ano em Paris na avenida Champs-Élysées. Mas, dentro do território europeu, o Reino Unido é o mais atingido pela nova cepa.

A cidade de Londres já recebe uma média de 200 pacientes com Covid-19 por dia atualmente, mas uma estimativa de especialistas aponta que a Inglaterra pode chegar a receber 3.000 pacientes por dia. A discussão que atinge o país hoje é se serão adotadas medidas restritivas antes ou após o Natal, já que foram contabilizados 300 mil casos da ômicron em território britânico. A média divulgada é de 80 mil contaminados por dia, entretanto, cientistas afirmam que esse número é subnotificado e o total deve chegar a 1 milhão por dia.

Segundo o secretário de saúde britânico, 80% dos casos de contaminados na capital são da nova variante e 90% dos pacientes internados com a doença não se vacinaram. A região encontra dificuldades para mobilizar a população a aderir à campanha vacinal. O vice primeiro-ministro do Reino Unido, Dominic Raab, informou nesta segunda-feira (20) que o número de mortos em decorrência da ômicron subiu para 12.

A epidemia atingiu diversos setores da sociedade. O esporte sofreu com desfalque de jogadores com coronavírus e vários jogos da Premier League foram cancelados. Muitos comerciantes precisaram fechar estabelecimentos antes mesmo das restrições, já que muitos funcionários adoeceram e não há contingente suficiente para trabalhar.

Confira mais informações com o correspondente internacional Felipe Kieling:

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.