Para que doses da vacina contra a dengue não percam a validade, o Ministério da Saúde resolveu ampliar o número de municípios que podem aplicar o imunizante. Aproximadamente 668 mil doses com validade até o dia 30 de abril serão redistribuídas. As 154 cidadaes somam-se às outras 521 que já estão vacinando crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos..
Na lista estão Betim e Uberaba, em Minas Gerais; Recife, em Pernambuco; a Grande Florianópolis, em Santa Catarina; e São Paulo.
Desde o início do ano, 831 pessoas já morreram de dengue no Brasil, que registra mais de 2 milhões e 300 mil casos em 2024, o maior número em toda a série histórica, que começou no ano 2000.
A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, explica que as doses serão redistribuídas para municípios em estados que já contam com a vacinação: "nós não vamos tirar doses dos estados. Os estados é que vão fazer esse remanejamento. Tem uma lista dos municípios que o estado deve remanejar e essa lista segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde".
Dados do Ministério apontam que apenas 43% das vacinas contra a dengue disponibilizadas em todo o país já foram aplicadas e a previsão é de que os novos imunizantes comecem a chegar aos locais determinados já na próxima semana.