Apesar de a União Europeia ter reaberto parcialmente as fronteiras para o turismo, algumas burocracias com determinadas vacinas contra a Covid-19 ainda impedem a entrada de diversos viajantes.
O bloco autorizou o ingresso de vacinados apenas com imunizantes aprovados pela Agência Europeia do Medicamento (EMA). Dentre as vacinas que não entraram na lista, está a AstraZeneca fabricada na Índia: Covishield.
“A versão europeia da AstraZeneca chamada Vaxzevria foi submetida à aprovação e está sendo usada na Europa. Existem outras versões fabricadas mundo. No Brasil, são aplicadas as doses fabricadas da Fiocruz e as importadas da Índia. Apesar de idênticas, ambas não foram avaliadas pela EMA. Por isso, estão fora do passaporte europeu de saúde”, comenta o colunista da Rádio BandNews FM Ricardo Freire.
O especialista lembra que, mesmo com as restrições, é importante garantir as duas doses, já que as regras atuais tendem a mudar em breve. Para saber mais informações sobre o fechamento das fronteiras da União Europeia, escute a coluna Sua Viagem: