Os sistemas de dados do Ministério da Saúde devem ser normalizados até esta sexta-feira (14), conforme nova promessa após mais de um mês de problemas. O sistema de informática da pasta foi alvo de hackers no dia 10 de dezembro. Desde então, dados sobre a vacinação de brasileiros e os números de infectados pelo coronavírus estão indisponíveis.
De acordo com o Ministério, um dos mecanismos que deve ter a volta completa do funcionamento é o relativo a vacinação contra a Covid-19.
Em comunicado, o secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou que desde dezembro, todas as informações sobre a Covid-19 estão sendo recebidas pela Pasta, embora não estejam disponíveis para consulta pública.
Mesmo com a demora para normalizar a questão, o Ministério garante que dados pessoais não foram perdidos, e o que resta a resolver é a disponibilização para os usuários da plataforma.
Segundo a Pasta, medidas como a troca das credenciais de quem pode ter acesso a base da plataforma também foi adotado para impedir um novo ataque deste tipo.