A Ucrânia enfrenta, nas últimas semanas, um aumento nos bombardeios promovidos pela Rússia. Um dos prédios mais antigos em território ucraniano, o prédio emblemático da ala jurídica de uma universidade em Odessa, foi atingido por mísseis do Kremlin. Segundo o repórter Felipe Kieling, da BandNews FM, o local ganhou o apelido de "prédio de Hogwarts" devido à sua semelhança ao castelo do famoso filme.
Recentemente, Estados Unidos e União Europeia liberaram entre 60 bilhões a 61 bilhões de dólares, respectivamente, no mês de fevereiro para ajudar as Forças da Ucrânia a promoverem uma resposta aos bombardeios russos. No entanto, o processo de transformar esses recursos em equipamentos militares é uma burocracia, o que permite a Rússia realizar avanços na linha de frente de combate.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, promoveu um discurso na última semana em que pede para que equipamentos militares sejam enviados o mais rápido possível. Contudo, o principais países do Ocidente passaram a analisar que não são necessários apenas mísseis para derrotar a Rússia, mas é preciso ter a tecnologia certa para quebrar a defesa sólida do Kremlin.
Nos últimos 2 anos, mais de 400 bilhões de dólares foram prometidos ao governo ucraniano, mas os resultados práticos foram limitados. Autoridades ucranianas acreditam que, com a ajuda do Ocidente e a tecnologia necessária, o país consiga reverter o avanço russo em seu território.