Ucrânia afirma ter recebido sistema de proteção aérea dos EUA

Guerra completou sete meses no fim de semana; presidente Volodymyr Zelensky agradeceu apoio americano, mas pede maior ajuda

Rádio BandNews FM

Ucrânia afirma ter recebido sistema de proteção aérea dos EUA
Foto: Reuters

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou neste domingo (25) que o país recebeu, dos Estados Unidos, equipamentos de proteção aérea. O sofisticado sistema Terra-Ar permite maior controle do espaço aéreo e a entrega do maquinário foi aprovada no Congresso americano em agosto.

É a primeira vez que o ucraniano reconhece a existência de tal sistema no território em disputa, mas Zelensky disse que o disponibilizado até o momento ainda não é suficiente para cobrir toda a área em disputa.

A afirmação ocorre no momento em que a Rússia realiza referendos em quatro regiões para viabilizar a anexação de cerca de 15% do território ucraniano e que já estaria sobre controle de tropas russas.

Volodymyr Zelensky também agradeceu a entrega de armamentos americanos, que têm sido essenciais para a contraofensiva iniciada no mês passado. Desde então, os ucranianos já retomaram territórios no leste e no sul.

Por conta das perdas russas, o presidente Vladimir Putin ordenou a convocação de 300 mil cidadãos para reforçar as fileiras do exercito russo.

Neste fim de semana, ataques de ambos os lados destruíram hotéis, casas e atingiram infraestrutura militar da Ucrânia, segundo autoridades dos dois países. A guerra ultrapassou a marca de 180 dias e já completou 7 meses.

Não há perspectiva para o fim do conflito e a Rússia estaria forçando a manutenção da guerra até o inverno por conta do controle do gás importando para a Europa.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.