Os relatos de pessoas que passaram a virada do ano no Guarujá e contraíram sintomas como náusea, vômito e diarreia cresceram. Algumas pessoas sequer entraram no mar e, mesmo assim, passaram mal.
Lucilene Ramalho, ouvinte da Rádio BandNews FM, foi com a família para a cidade e conta como foi a experiência desse Réveillon: “Nós retornamos do Guarujá todos muito ruins, com muita febre e uma dor abdominal fortíssima. Como não entrei no mar, imaginei que não fosse pegar, mas, assim como meus filhos e minha nora, também fiquei muito ruim”, relata.
Outro ouvinte, Marco Gaspar, até queria ter passado a virada do ano na praia, mas, por causa dos sintomas, acabou ficando no apartamento em que estava. Em alguns casos, mesmo só bebendo água engarrafada, as pessoas adoeceram.
Há quem esteja cancelando o descanso para voltar para São Paulo porque não há medicamentos nas farmácias da cidade.
Nas redes sociais, há relatos até de banheiros interditados em supermercados e centros comerciais em função do grande número de pessoas que, pegas de surpresa com algum sintoma, precisam utilizar às pressas.
Ouvintes da BandNews FM dizem também que os postos de saúde da cidade estão cheios. A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde do Guarujá, mas ainda aguarda uma resposta.
Das 12 praias monitoradas na cidade pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, só a de Perequê consta como imprópria pra banho na data desta quinta-feira, 2. No entanto, o mesmo alerta aponta que o período de amostragem foi de outubro a dezembro do ano passado.
A BandNews FM questionou a companhia sobre a real condição das praias da cidade e aguarda um posicionamento. Ouvintes que estiveram em Peruíbe, Praia Grande e São Vicente também passaram mal e a reportagem espera um posicionamento dos órgãos de saúde desses municípios.