Está tudo pronto para o primeiro debate entre Lula e Jair Bolsonaro no segundo turno da disputa à Presidência da República. O encontro será neste domingo (16), às 20h. Neste sábado, os últimos testes foram realizados nos estúdios do Grupo Bandeirantes para receber os candidatos.
Além das luzes e câmeras ligadas, há muito trabalho para levar o melhor debate possível para o eleitor.
“Neste dia que antecede que a gente consegue fazer um ensaio geral, com tudo ajustado, toda a iluminação, cenário completamente montado e púlpitos posicionados nos lugares certos”, explicou o jornalista Fernando Mattar, diretor do debate.
Em outro estúdio, haverá uma sala digital com atualização em tempo real da repercussão do debate na internet. De casa, o que você busca na rede estará na mira do Grupo Bandeirantes.
Tanto Lula como Bolsonaro poderão administrar o próprio tempo de forma livre, o que estimula o diálogo e o confronto direto de ideias.
No primeiro bloco do debate, os dois candidatos à presidência respondem a uma mesma pergunta. Cada um terá um minuto e meio. Em seguida, Bolsonaro e Lula terão 15 minutos, cada um, para usarem como quiserem.
No segundo bloco, quatro jornalistas fazem perguntas para os candidatos, que terão um minuto e meio para cada resposta. O terceiro bloco abre com uma pergunta única para os presidenciáveis responderem em um minuto e meio.
Na sequência, Lula e Bolsonaro terão 15 minutos, cada um, para usarem livremente. No final, cada candidato terá um minuto e meio para considerações finais.
O debate será realizado por um pool formado por todos os veículos do Grupo Bandeirantes, entre TVs, rádios e internet. Também há a participação da TV Cultura, Folha de São Paulo e UOL.
Uma parceria com Google e YouTube aumentará o alcance do programa nas redes. O sinal do debate será retransmitido ainda pelo pela Band Internacional, BandNews Internacional e centenas de rádios e TVs públicas espalhadas pelo país.