TSE multa Bolsonaro por fake news na eleição de 2022

Campanha do ex-presidente propagou notícias falsas em uma página nas redes sociais

BandNews FM

TSE multa Bolsonaro por fake news na eleição de 2022
TSE multa Bolsonaro por fake news na eleição de 2022
Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral multou nesta terça-feira (8) o ex-presidente Jair Bolsonaro por campanha eleitoral irregular nas eleições de 2022. Os ministros da Corte entenderam que a campanha do PL voltou a utilizar conteúdo antigo de fake news sobre o "kit gay". O valor da multa é de R$ 20 mil.

Na eleição de 2018, o tribunal já tinha considerado desinformação as postagens que citaram um inexistente kit sexual para alunos da rede pública durante o governo de Dilma Rousseff.

O julgamento foi motivado por uma ação protocolada pela campanha do Partido dos Trabalhadores, que pediu a retirada do conteúdo sobre do kit da página "Lulaflix", criada pela coligação de Bolsonaro durante a campanha.

Todos os sete ministros do TSE concordaram com a sanção, mas os ministros Raúl Araújo e Kassio Nunes defenderam uma multa menor, no valor de R$ 10 mil.

Durante o julgamento, a defesa da coligação de Bolsonaro defendeu o arquivamento da ação diante do fim do pleito e citou que a campanha de Lula também criou um site chamado “Bolsoflix”.