O Tribunal Superior Eleitoral multou nesta terça-feira (8) o ex-presidente Jair Bolsonaro por campanha eleitoral irregular nas eleições de 2022. Os ministros da Corte entenderam que a campanha do PL voltou a utilizar conteúdo antigo de fake news sobre o "kit gay". O valor da multa é de R$ 20 mil.
Na eleição de 2018, o tribunal já tinha considerado desinformação as postagens que citaram um inexistente kit sexual para alunos da rede pública durante o governo de Dilma Rousseff.
O julgamento foi motivado por uma ação protocolada pela campanha do Partido dos Trabalhadores, que pediu a retirada do conteúdo sobre do kit da página "Lulaflix", criada pela coligação de Bolsonaro durante a campanha.
Todos os sete ministros do TSE concordaram com a sanção, mas os ministros Raúl Araújo e Kassio Nunes defenderam uma multa menor, no valor de R$ 10 mil.
Durante o julgamento, a defesa da coligação de Bolsonaro defendeu o arquivamento da ação diante do fim do pleito e citou que a campanha de Lula também criou um site chamado “Bolsoflix”.