O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luís Felipe Salomão, decidiu investigar se ocorreu financiamento dos atos antidemocráticos de 7 de setembro.
Ele também quer apurar se isso pode ser considerado como propaganda eleitoral antecipada, se houve pagamento de transporte e diárias para os manifestantes, e quem foi o responsável pela organização do evento.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, essa é a primeira consequência judicial dos atos no inquérito que já tramita no TSE.
A investigação foi iniciada após pedidos de parlamentares ao Supremo Tribunal Federal e ao Ministério Público Federal para que fosse investigada a origem do dinheiro que financiou o evento. A suspeita surgiu após a publicação de vídeos que viralizaram nas redes sociais mostrando bolsonaristas em caravanas com destino a manifestações. Na filmagem um homem aparece distribuindo R$100,00 para cada passageiro e é possível ouvir a seguinte fala: "Olha isso, cara, eu achei que era brincadeira. Uma camiseta para cada um, mais o ônibus e mais R$ 100 para alimentação. Deus abençoe! ”.