O Tribunal Superior Eleitoral vai definir o prazo adicional para inspeção do código-fonte das urnas eleitorais pelo Ministério da Defesa. A solicitação das Forças Armadas foi de mais uma semana.
A expectativa inicial era de que o grupo de militares terminasse as auditorias nesta sexta-feira (12). Mas, em ofício, o ministro Paulo Sérgio Nogueira pediu para que a data de finalização se estendesse até 19 de agosto.
O ministro argumenta "necessidade de dispor de conhecimentos específicos" sobre linguagem de programação.
Nesta quinta-feira (11), várias cidades do país registraram atos em defesa da democracia e do processo eleitoral. Diversos atos em todo o país foram realizados para divulgar a Carta pela Democracia que defende o Estado Democrático de Direito e o respeito ao resultado das eleições de outubro.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, se manifestou afirmando que ferramentas tecnológicas e jurídicas estão aptas para solucionar dúvidas que possam surgir sobre as eleições de outubro.
Para ele, não existem razões lógicas, éticas ou legais para se defender, usando malabarismos argumentativos, a falência do Estado constitucional. O magistrado defendeu a luta contra a desinformação e atos que "flertam com o retrocesso".