TSE aprova projeto para teste de integridade das urnas

Sugestão das Forças Armadas foi aprovada nesta terça-feira (13) por unanimidade

Rádio BandNews FM

Teste pretende confirmar se o voto depositado é o mesmo que a urna eletrônica registra.
Foto: Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral vai implantar um projeto piloto para a utilização de biometria e teste de integridade das urnas eletrônicas. A sugestão foi feita pelas Forças Armadas e aprovada por unanimidade pelos ministros.

A ideia é confirmar se o voto depositado é o mesmo que a urna eletrônica registra. Ao todo, 640 urnas definidas aleatoriamente e retiradas das seções eleitorais de todo o país serão testadas.

Depois, pela proposta aprovada, entre 32 e 64 urnas serão utilizadas, e eleitores voluntários vão ser convidados a participar da medida.

No momento da votação, eles vão assinar um termo, acionar a urna com a biometria e o teste segue todas as outras etapas. Todo o processo será filmado para que os fiscais do TSE possam conferir se o boletim da urna bate com os votos inseridos.

A medida foi definida depois de uma reunião envolvendo o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, General Paulo Sergio Nogueira.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.