O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi acusado formalmente, no tribunal de Washington, de liderar uma conspiração criminosa contra o resultado das eleições presidenciais de 2020, vencidas pelo democrata Joe Biden.
Nesta quinta-feira (3), perante a corte federal, Trump se declarou inocente das acusações, relacionadas à invasão ao prédio do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. O republicano inflamou os apoiadores ao repetir, sem provas, que houve fraude no pleito.
Donald Trump responderá por quatro crimes: conspiração para fraudar os EUA, conspiração contra direitos, conspiração para obstruir um processo oficial e obstrução e tentativa de obstrução de um procedimento oficial.
Antes de comparecer à audiência, o ex-presidente fez uma publicação em sua rede social “Truth Social”, dizendo que estava “sendo preso por ter desafiado uma eleição corrupta, manchada e roubada”. Depois de deixar o tribunal, ele chamou as acusações de perseguição política.
Essa á a terceira denúncia que o ex-presidente enfrenta no momento. As outras são por falsificar documentos no caso dos pagamentos pelo silêncio da atriz pornô Stormy Daniels e por levar arquivos ultrassecretos do governo para a própria mansão.