Trump retira chips e eletrônicos da lista de produtos taxados

Empresários da tecnologia vinham pressionando por uma política diferenciada para o setor

BandNews FM

Trump retira chips e eletrônicos da lista de produtos taxados
Empresários da tecnologia vinham pressionando por uma política diferenciada para o setor
Reprodução/REUTERS/Carlos Barria

Os smartphones, computadores, chips e outros eletrônicos estão isentos das taxas impostas pelos Estados Unidos de produtos importados pelo país de Donald Trump. A medida foi anunciada pelo departamento de Alfândega e Proteção das Fronteiras na noite de sexta-feira (11). Neste sábado (12), começou a valer a taxação de 125% dos produtos vendidos pela China aos americanos.

A retirada dos eletrônicos da lista de produtos taxados é uma vitória das gigantes do setor de tecnologia, que apoiaram a eleição de Trump, e cobravam uma isenção dos produtos para não enfrentarem maiores problemas com o aumento dos custos dos produtos.

O país asiático é responsável por mais de 70% dos laptops, consoles de videogame e celulares vendidos nos Estados Unidos.

Com cadeias de produção espalhadas pelo mundo, as grandes empresas de tecnologia perderam bilhões de dólares de valor de mercado desde o anúncio do “Dia da Libertação”, quando o governo Trump impôs tarifas contra o comércio internacional.

Após um recuo de Trump, apenas as taxas individuais contra a China foram mantidas, enquanto os outros países estão pagando um limite de 10%. Este valor vale por 90 dias, até que novas negociações sejam realizadas.

Com as taxas, os economistas preveem maior inflação nos Estados Unidos e uma desaceleração da economia global por causa das menores trocas comerciais.

Tópicos relacionados

Notícias