
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e ameaçou aplicar as tarifas imediatamente, caso o premiê, de fato, aplique as tarifas de 25% contra 155 bilhões de dólares canadenses em produtos americanos.
“Por favor, explique ao governador Trudeau, do Canadá, que quando ele colocar uma tarifa retaliatória nos EUA, nossa tarifa recíproca aumentará imediatamente em uma quantia semelhante” anunciou Trump nas redes sociais.
Assim, as tarifas recíprocas dos EUA, que podem igualar as tarifas de outros países dólar por dólar, devem entrar em vigor em 2 de abril.
“Deixe-me ser inequivocamente claro: não há justificativa para essas ações”, havia declarado Trudeau sobre a taxação imposta por Trump. Ainda completou que “por causa das tarifas impostas pelos EUA, os americanos pagarão mais por mantimentos, gasolina e carros e, potencialmente, perderão milhares de empregos. As tarifas interromperão um relacionamento comercial incrivelmente bem-sucedido. Eles violarão o próprio acordo comercial que foi negociado pelo presidente Trump em seu último mandato”, afirmou.