Trump pede suspensão de lei que pode banir TikTok nos EUA

Pedido feito pelo presidente à Suprema Corte busca que a "resolução política" ocorra quando ele assumir o cargo

Band News FM

Trump pede suspensão de lei que pode banir TikTok nos EUA
TikTok nos EUA
Reprodução/Pixabay

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pedido à Suprema Corte Federal para que seja suspensa uma lei que visa impedir o funcionamento do TikTok ou forçar a venda do aplicativo. A iniciativa reflete a intenção do futuro chefe da Casa Branca de resolver a questão assim que assumir o cargo, em janeiro.

A controladora chinesa do TikTok, a ByteDance, e o próprio aplicativo tentam garantir a sua permanência nos EUA após a aprovação do Congresso de uma lei que proíbe o funcionamento da plataforma, a menos que a companhia realize a venda até o dia 19 de janeiro de 2025.

Defensores da liberdade de expressão afirmaram nesta sexta-feira (27) que a lei aprovada pela Suprema Corte americana reflete práticas de censura semelhantes às impostas por regimes autoritários inimigos dos Estados Unidos.

"Este caso apresenta uma tensão sem precedentes, nova e difícil, entre os direitos de liberdade de expressão, de um lado, e as preocupações com política externa e segurança nacional, do outro", afirmou o presidente eleito. 

Donald Trump acrescentou que é favorável à continuidade das operações do TikTok no país, destacando a visibilidade que o aplicativo trouxe durante a sua campanha eleitoral.

O Departamento de Justiça dos EUA, no entanto, discorda, argumentando que a liderança chinesa da ByteDance representa uma ameaça à segurança nacional.

Tópicos relacionados