Trump indica o ultranacionalista Matt Whitaker para embaixador dos EUA na Otan

Ele foi escolhido mesmo sem experiência em política externa e em relações internacionais

Rádio BandNews FM

Trump indica o ultranacionalista Matt Whitaker para embaixador dos EUA na Otan
Donald Trump
REUTERS/Brian Snyder

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (20) o nome do ex-procurador geral Matt Whitaker para ser o novo embaixador que vai representar os EUA na Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan.

Trump, que reassumirá o cargo em 2025, iniciou as indicações dos integrantes que farão parte da equipe de transição. Em declaração à imprensa, o republicano justificou a escolha de Whitaker por ele ser “um guerreiro forte e um patriota leal, que garantirá que os interesses dos Estados Unidos sejam avançados e defendidos”.

O presidente eleito também afirmou ter certeza que o ex-procurador vai defender os interesses do país e fortalecer as relações com as coligações aliadas aos EUA na Otan, sem temer as ameaças, e priorizando a paz e estabilidade.

Whitaker foi escolhido desconsiderando o protocolo para ingressar no cargo. Isso porque o ex-procurador não apresenta experiência em política externa e em relações internacionais.

O futuro embaixador foi procurador dos EUA em Iowa e serviu como procurador-geral interino entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019. Entretanto, ele foi demitido do cargo após decidir se retirar de uma investigação que apurou a ingerência da participação da Rússia nas eleições dos EUA em 2016.

Tópicos relacionados